quinta-feira, 30 de outubro de 2008

CD do Educador (Ensino Médio) *lançamento*


Este CD é destinado a professores de Matemática do Ensino Médio, que agora poderão tornar suas aulas muito mais atrativas! O CD está repleto de sugestões de jogos e atividades matemáticas para uso em sala de aula, além de jogos matemáticos em Flash para uso em laboratório.


Conteúdos do CD:

Contém 30 sugestões de jogos e atividades matemáticas para uso em sala de aula, envolvendo diversos conteúdos de Ensino Médio:
Conjuntos
Funções
Progressões
Geometria Plana, Espacial e Analítica
Trigonometria
Análise Combinatória
Números Complexos
e outros...
Títulos dos jogos/atividades :
- Tabela mágica- Trabalhando com conjuntos- Bingo das funções- Desafio dos logaritmos- Descobrindo a parábola- Gráfico da produção- Tabuleiro exponencial- Áreas diferentes- Elipse com dobraduras- Traçando uma hipérbole- A força do triângulo- Dividindo uma folha A4- Retângulos proporcionais- Batalha naval circular- Corrida dos arcos
- Tabela de ângulos notáveis- V ou F (trigonometria)- Construindo um cone- Revolucionando- Dominó dos polinômios- Operações com polinômios- Memória (números complexos)- Jogo da velha (determinantes)- Quadrado latino- Gráficos de sistemas lineares- Descubra a carta- Quantos triângulos existem?- Role os dados- Dobradura em PG- PA com palitos de fósforo

Tudo de forma ilustrada, mostrando o material necessário, objetivos e procedimento do jogo/atividade.
Jogos matemáticos em Flash:

Vários jogos matemáticos desenvolvidos com a tecnologia Flash, que podem ser utilizados pelo professor no laboratório de informática. Esses jogos tornam mais divertido o aprendizado de vários conteúdos do ensino fundamental e Médio:
Montando Conjuntos
Cofre Trigonométrico
Escada das Progressões
Eliminando os Polinômios
Encontre f(x)
Máximo ou Mínimo
Qual a Posição das Retas?
Qual é o Volume?
Solucionando Sistemas
Torre dos Logaritmos

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Supernatural - 3ª Temporada

O olho amarelo foi vencido, mas a um preço terrível. A batalha que culminou em sua derrota também trouxe para um mundo, diretamente do Inferno, centenas de outros demônios. E ainda custou a vida de Sam. Mas Dean fez um pacto com o Demônio da Encruzilhada, trocando sua alma pela ressurreição do irmão. Agora, Dean tem apenas mais um ano de vida. Um ano inteiro para lutar contra espíritos malignos, aberrações e demônios. Um ano inteiro para se despedir de Sam. E um ano inteiro para que Sam arrume algum jeito para salvar a vida de seu irmão. Aventuras deste e do outro mundo esperam por você à medida que os irmãos Winchester prosseguem em sua espetacular jornada rumo ao sobrenatural... E em suas jornadas pessoais rumo aos seus destinos. Gênero Séries Cinema/TV Atores Jared Padalecki, Jensen Ackles, Jeffrey Dean Morgan, Jim Beaver, Samantha Ferris, Direção Eric Kripke, Idioma Português, Inglês, Legendas Português, Inglês, Espanhol, Francês, Ano de produção 2007, 2008. País de produção Estados Unidos, Duração 651 min. Distribuição Warner Home Video.

Supernatural - 2ª Temporada

Eles estão de volta! Todas as almas penadas, vampiros, fantasmas e espíritos malignos - e acompanhados por entidades ainda mais aterrorizantes. E onde quer que esses seres do mal estejam, lá também encontraremos os irmãos Sam e Dean Winchester, caçadores incansáveis na trilha do demônio que assassinou a mãe deles... e de qualquer outro demônio que habite o universo de Supernatural. Ao final de Primeira Temporada, Sam, Dean e o pai deles estavam aprisionados em uma armadilha de metal retorcido e vidro. Esta temporada começa exatamente após o acidente de carro e com um sacrifício que cimenta definitivamente o laço que une os Winchester. Se junte aos irmãos em suas aventuras por uma Segunda Temporada arrepiante e repleta de suspense, em sua travessia pela América - uma jornada profunda rumo ao mistério que ronda seus próprios destinos.

Supernatural - 1ª Temporada

Compartilhe 22 episódios com Sam e Dean à medida que os dois percorrem as estradas mais sombrias e usam as habilidades herdadas do pai para confrontarem os piore pesadelos do homem. Só que não são pesadelos. Eles existem de verdade e são pra lá de sobrenaturais! Sam Winchester (Jared Padalecki) cresceu acostumado a caçar coisas de meter medo. Mas isso é passado. A escola de direito acenou para ele. E ele respondeu a esse chamado de maneira normal e segura. E assim foi até o estranho irmão de Sam, Dean (Jensen Ackles), dar as caras portando más notícias: o pai deles simplesmente desapareceu. Agora, para encontrá-lo, os irmãos devem caçar aquilo que o pai caçava e Sam deve retomar a vida que pensou ter deixado para trás.

Smallville 6ª Temporada Completa

Descrição: Eles tentaram ser amigos, mas ambos escolheram caminhos que os colocarão em um curso inevitável de colisão. A rivalidade entre Clark Kent e Lex Luthor, tão esperada pelos fãs, finalmente vem à tona na 6ª Temporada de Smallville, a espetacular série da Warner. Procedência: Nacional Estúdio: Warner Home Video Título Original: Smallville Season 6 Cor: Colorido Ano de Lançamento: 2006 Elenco: ANNETTE O´TOOLE & KRISTIN KREUK & MICHAEL ROSENBAUM & TOM WELLING & ALLISON MACK & ERICA DURANCE & JOHN GLOVER & JOHN SCHNEIDER Recomendação: 14 anos. Legendas: Português, Espanhol, Inglês Idiomas / Sistema de som: Inglês - Dolby Digital 2.0 Português - Dolby Digital 2.0 Espanhol - Dolby Digital 2.0

Smallville - 5ª Temporada

Clark Kent agora está bem ocupado com a pesada carga horária exigida pela Universidade Central Kansas, mas sempre sobra um tempinho para viver novas aventuras. Ainda mais que ele carrega nas costas o destino ainda não totalmente revelado de um dos maiores heróis do planeta. "Chamamos esta temporada de Superman em treinamento", revela o co-criador da série, Alfred Gough. "Clark finalmente aceitará o seu destino". Durante esta empolgante temporada, Clark encara expatriados de Krypton; Lex Luthor se lança em campanha política duvidosa; surge a Fortaleza da Solidão; o amor de Clark por Lana torna-se ainda mais profundo e ele e Lois Lane encaram uma amizade que beira a rivalidade. Ele também cruza o caminho de AC (também conhecido como Aquaman), de Victor Stone (também conhecido como Cyborg) e do misterioso Milton Fine (também conhecido como Brainiac). Uma terrível tragédia ocorrerá e nem com seus superpoderes Clark poderá impedi-la. Estes e muitos outros elementos-chave para o mito de Superman virão à tona nos episódios do quinto ano da série. O futuro do Homem-de-Aço ganha contornos mais definidos neste pack especial com 6 DVDs, repleto de bônus.

Smallville - 4ª Temporada

A surpreendente reinterpretação da lenda do Superman evolui em sua quarta temporada, com 22 episódios que incluem, entre outras aventuras, a busca por 3 cristais Kryptonianos e a ousada ação para impedir que as misteriosas pedras destruam o planeta. Clark também vai se tornar uma estrela no futebol americano. Lana arranja um namorado. A esperta, opinativa e perturbadora Lois Lane chega à cidade. Chloe descobre a notícia do século. Lionel se torna um cara legal e Lex caminha para um lado obscuro. Novos personagens (Krypto, Mr. Mxyzptlk) e novos poderes dão as caras. Aproxima-se o momento em que Clark terá que decidir se aceita ou não seguir uma trilha feita exclusivamente para ele - e que são ele pode negar ou aceitar. Gênero Séries Cinema/TV

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Fale com Ela (Hable con Ella) - 2002

Entre os espectadores do espetáculo de Pina Bausch no Café Müller estão dois homens, sentados lado a lado mas que não se conhecem: Benigno (Javier Cámara), um jovem enfermeiro, e Marco (Darío Grandinetti), um escritor de meia-idade. A beleza da peça faz Marco romper em lágrimas. Benigno observa. Ele gostaria de mostrar que também está emocionado, mas não se atreve. Meses depois eles se encontrarão novamente: Lydia (Rosario Flores), a noiva de Marco, uma toureira, é atingida durante uma apresentação e fica em coma, internada no mesmo hospital onde Benigno cuida de outra paciente em coma, uma bailarina chamada Alicia (Leonor Watling). Essa será a oportunidade para que nasça uma grande amizade entre Benigno e Marco.
Direção: Pedro Almodóvar

Os Canhões de Navarone - 1961 -RARO

Gregory Peck, Anthony Quinn e David Niven são sabotadores aliados designados para uma missão impossível: inflitrar-se numa impenetrável ilha dominada pelos servidores de Hitler e destruir os dois imensos canhões que impedem o resgate de 2 mil soldados britânicos aprisionados. O roteirista proscrito pelo Macathismo, Carl Foreman (Matar ou Morrer, A Ponte do Rio Kwai) estava determinado a restabelecer seu nome e credibilidade após passar a maior parte dos anos 50 trabalhando no anonimato. Para tanto decidir levar às telas o romance de Alistair MacLean, Os Canhões de Navarone. Apoiando num elenco de astros e produção grandiosa, o filme fez enorme sucesso, recebendo sete indicações para o Oscar® de 1961 (inclusive Melhor Filme) e vencendo a de Melhor Efeitos Especiais. Apesar de Foreman ter mancado seu gol, MacLean o verdadeiro beneficiado; seu romance tornou-se fonte para muitas aventuras épicos no cinema, incluindo Estação Polar Zebra e Desafio das Águias. Contudo, é Os Canhões de Navarone que permanece não apenas como uma das melhores adaptações de MacLean, mas um dos maiores espetáculos de ação e aventura já produzidos.

Papillon - 1973 -RARO

A luta pela liberdade vivida por Henri Charriere, narrada no bestseller autobiográfico Papillon - O homem que fugiu do inferno, ganhou uma premiada versão cinematográfica, dirigida por Franklin J. Schaffner (o mesmo de Patton - Rebelde ou herói?, de 1970). Papillon, que em francês quer dizer borboleta, mostra a saga do homem que, na luta contra um sistema desumano e cruel, jurou a si mesmo buscar seu caminho a qualquer preço, mesmo que para isso tivesse que fazer o impossível: fugir da terrível Ilha do Diabo, cercada por uma floresta impenetrável na Guiana Francesa. Além da marcante atuação de Steve McQueen como Henri Papillon, este clássico do cinema conta também com a participação do jovem Dustin Hoffman, como Louis Dega, um frágil e intelectualizado prisioneiro que hesita em fugir junto com Charriere.

Smallville - 3ª Temporada

Todo mundo tem um futuro. Clark Kent tem um destino - se ele tenciona aceitá-lo e ser capaz de dominar todos os incríveis poderes e responsabilidades que vêm com ele. A fascinante reinterpretação da mitologia do Superman e seus clássicos personagens continua em um sensacional pack reunindo os 22 episódios da Terceira Temporada, que nos revela o lado negro de Clark. E a terrível barganha que Jonathan faz com Jor-El para salvar seu filho. Outros destaques: Perry White e o vilanesco Morgan Edge aparecem pela primeira vez na série. Clark aperfeiçoa um sensacional novo poder. Chloe deixa escapar uma intrigante referência a alguém chamada Lois Lane. E o segredo da verdadeira identidade de Clark queima Pete, deixa Lex obssessivo e abre uma cratera entre Lana e Clark. Os desafios de hoje moldam o amanhã como nunca em Smallville.

Smallville - 2ª Temporada

Esta coleção com 6 discos inclui todos os 23 episódios mais materiais extras dignos de um super-herói. Neste ano, encontramos Clark Kent se esforçando cada vez mais para manejar seus poderes à medida em que ele explora sua verdadeira origem: será que ele foi mandado à Terra para salvar a humanidade ou para destruí-la? Lana e Clark estão mais próximos do que nunca. Lex se casa. Lionel seduz Chloe para trilhar o lado negro. Martha e Jonathan Kent recebem uma notícia milagrosa. E Pete passa a conhecer o grande segredo de Clark. Uma coisa nós não podemos manter em segredo: a lenda cresce cada vez mais forte em Smallville!

Smallville - 1ª Temporada

Entre o homem que o garoto Clark Kent imaginou ser e o mito que acabou se tornando, há um período da vida do Homem-de-Aço passado como um ser quase comum, em uma pequena cidade do interior dos Estados Unidos. É nesse período que se coloca a popular série de televisão Smallville, que reimaginou a história do mais ilustre filho de Krypton desde suas raízes. Todos os primeiros 21 episódios de Smallville estão aqui reunidos nesse pack repleto de Extras. Assista a esses discos e acompanhe a lenda ganhando vida sob os seus olhos.

Meu Caso com o Imperador (Vida Íntima de Napoleão Bonaparte)

Ilha de Elba, 1814. A comunidade local esta eufórica. Tudo por que o glorioso Napoleão Bonaparte se exila na ilha logo após abandonar o título de Imperador. Todos os moradores, a maioria pessoas simples, vêem a chegada de Napoleão como um presente dos deuses. O professor Martino é o único morador que não está contente com essa história, pois o vê como uma ameaça. Por ironia do destino, Napoleão acaba contratando Martino como seu secretário particular e ele fica responsável por escrever as memórias do homem que ele mais odeia. Em meio a um romance com a bela Emília, ele se verá em uma difícil situação, já que terá a chance de assassinar o imperador, mesmo sabendo que sua admiração por Napoleão, cresce cada vez mais.

A Um Passo da Eternidade - 1953 -RARO

A um Passo da Eternidade " baseado no romance de James Jones e dirigido por Fred Zinnemann, é marcante por paixões e tragédias que colidem em uma base militar em um fatídico dia de dezembro do ano de 1941. Montgomery Clift interpreta o recruta Prewit e também boxeador, e é manipulado por seus colegas e superiores. Seu melhor amigo, Maggio [Frank Sinatra], tenta ajudá-lo mas sem muita dedicação pois já tem seus próprios problemas. Enquanto isso, o sargento Warden [Burt Lancaster]e Karen Holmes [Deborah Kerr] preferem trilhar o caminho mais perigoso: o de amantes ilícitos. Cada uma dessas vidas será mudada quando suas histórias simultâneamente culminaram com o ataque japonês a Pearl Jarbor. A verdadeira história de Pearl Harbor contada de modo inesquecível. O filme é perfeito. Os atores impecáveis. O filme foi vencedor de 8 Oscar entre os quais melhor diretor, melhor ator coadjuvante [Frank Sinatra], em um papel que foi o divisor de sua carreira -, melhor atriz coadjuvante [ Donna Reed], ilumunadíssima em sua interpretação, e também de melhor filme.

CLÀSSICO: Singapura - 1947

Após 5 anos de ausência Matt Gordon (Fred MacMurray), um veterano da 2ª Guerra Mundial, retorna para Singapura. Lá ele recorda seu romance com Linda Grahame (Ava Gardner), que crê ter sido morta em um bombardeio na noite em que iriam se casar. Retomando sua atividade de antes da guerra como contrabandista de pérolas, Matt quer recuperar US$ 250 mil em pérolas, que escondeu em Singapura durante a guerra, antes da cidade ser ocupada por 4 anos pelos japoneses. Agora, após a guerra, o Sr. Mauribus (Thomas Gomez), um criminoso local, quer comprar pérolas, mas Matt diz que não as têm por só ter transportado amêndoas. Mauribus pega então um belo colar de pérolas que tinha sido um presente de Matt para Linda e diz que isto era uma amostra das "amêndoas". Matt então conhece o rico Michael Van Leyden (Roland Culver), que é casado com Ann Van Leyden, que é bem parecida com Linda.

Beleza Roubada - 1996

Após o suicídio de sua mãe, Lucy, uma garota americana de 19 anos, viaja para a Itália onde irá passar um tempo com velhos amigos da família. Lucy tem dois objetivos: descobrir quem é seu verdadeiro pai e rever um antigo namorado para quem tem se guardado esse tempo todo. O espírito inocente e jovem de Lucy provoca em todos uma profunda agitação. Ela se torna uma fonte de alegria e o principal assunto das refeições quando para espanto geralm descobrem que ela ainda é virgem. Mas Lucy encontra seu primeiro amor e no meio de tantas mudanças, desvenda a verdadeira identidade de seu pai.

Terapia do Amor - 2007


Manhattan, New York. Rafi, uma mulher independente e bem-sucedida, de 37 anos, recentemente divorciada, conhece e se apaixona por David, um talentoso pintor de 23 anos. Mas, as coisas se complicam, pois a confidente de Rafi, sua terapeuta, é a mãe do rapaz.

DESEJO E REPARAÇÃO (Atonement, Reino Unido e França, 2007)

Dirigido por Joe Wright. Com: Keira Knightley, James McAvoy, Romola Garai, Saoirse Ronan, Brenda Blethyn, Vanessa Redgrave, Juno Temple. Brionny Tallis, 13 anos, é uma jovem escritora que, vivendo numa mansão inglesa, à beira do tédio e de sentimentos desconhecidos, produz sua novela açucarada, ao mesmo tempo em que adquire novas experiências para concluí-la. Neste ambiente, convive harmoniosamente com a irmã Cí (Knightley), amiga de todas as horas. Quando a tensão sexual entre esta e o jardineiro da casa, Robbie (McAvoy) parece se acirrar, ela pressente algo ruim, cometendo uma enorme injustiça, por meio de uma mentira. Adaptado da obra de Ian McEwan, Desejo e Reparação é mais um drama de guerra do que um romance sem fronteiras. O amor infinito está ali, através do jovem casal, separado pelo abismo social, mas a nata se concentra em Brionny e em tudo que ela pode fazer para acabar com a alegria dos outros.

As Cinco Pessoas Que Você Encontra no Céu - 2004

Eddie (o ganhador do Oscar John Voight) era um jovem que cresceu em meio a guerras, trabalho árduo e uma educação rígida. No dia em que completa 83 anos, ele sofre um acidente no parque de diversões onde trabalhou a vida inteira. Quando ele dá por si, tudo o que ele sente é que passou uma vida sem propósito, sem rumo... E o que se sucede é uma revisitação de sua vida por 5 pessoas, umas que ele conhece, outras que ele não tinha a menor idéia de quem eram, mas cujas vidas estavam de alguma forma ligadas à dele. Cada uma dessas pessoas revê com Eddie uma passagem de sua vida, resolvendo antigos mistérios, dissolvenso antigas mágoas, revivendo antigos amores.A cada experiência fica mais claro a grande importância de Eddie na vida de milhares de pessoas sem que ele se desse conta, provando que cada vida está ligada a outra de formas que muitas vezes não entendemos.

A Doce Vida (Marcello Mastroianni - Anita Ekberg) - 1952 -RARO

"A Doce Vida é a obra-prima do lendário diretor italiano Frederico Fellini e um dos melhores filmes da história do cinema. Marcello Mastroianni vive Marcello Rubini, um jornalista que vive de fofocas e boatos da sociedade de Roma e mesmo insatisfeito com sua carreita é absorvido por um turbilhão de acontecimentos. No sei caminho, cruzam mulheres belíssimas, como a superestrela Sylvia e a misteriosa Maddalena. Uma produção que marcou época, ganhando a Palma de Ouro em Cannes, sendo o primeiro longa-metragem a conquistar este prêmio por unanimidade no maior festival de filmes do mundo. Oscar de melhor figurino e ainda indicações para Melhor Diretor, Direção de Arte e Roteiro."

MULHERES À BEIRA DE UM ATAQUE DE NERVOS - 1988

Numa das coberturas mais chiques da Espanha, três mulheres chegaram a seu limite psicológico. Super-sexy Pepa (Carmen Maura) sempre obcecada com Iván (Fernando Guillén), o amante que terminou com ela deixando um recado na secretária eletrônica! Sua melhor amiga, a neurótica Candela (Maria Barranco) procura refúgio na casa de Pepa, pois recentemente descobriu que seu amante é um terrorista shiita. E a ex-esposa de Ivan, Lucia (Julieta Serrano), acaba de voltar de uma estadia de 20 anos em uma instituição para doentes mentais. Elas são todas completamente malucas - na verdade, estão à beira de um ataque de nervos... e uma delas está prestes a cometer um assassinato, a menos que as outras amalucadas "femmes fatales" possam detê-la.

sábado, 18 de outubro de 2008

Sex And The City - O Filme - 2008

Pegue a sua bolsa Louis Vuitton e seus sapatos Manolo Blahnik, porque é hora de voltar às ruas da cidade que nunca dorme com Carrie, Samantha, Miranda e Charlotte. Quatro anos depois do fim da série de sucesso, Carrie continua com seu amado Mr.Big, vivendo e escrevendo sua coluna de jornal em Manhattan. Miranda ainda trabalha como advogada e está casada com Steve, ao lado de quem cria seu filho de cinco anos. Charlotte casou-se com Harry e adotou um pequeno bebê chinês. E Samantha levou seus talentos para Los Angeles, onde seu namorado Smith Jerrod tornou-se astro de cinema. Mas estas quatro fabulosas amigas, desejáveis e cheias de desejo, jamais conseguiriam ficar separadas. E o reencontro promete ser ainda mais dinâmico e divertido! Gênero: Comédia Romântica

Cleopatra - 1963 (RARO)

Épico de Joseph Mankiewicz premiado com cinco Oscar nas categorias fotografia, direção de arte, figurinos, cenários e efeitos especiais. O filme, concluído em 1963, narra a história de Cleópatra (Elizabeth Taylor), a rainha do Egito que seduziu Julio César (Rex Harrison) e Marco Antônio (Richard Burton), consolidando seu poder frente ao Império Romano. A edição especial em DVD traz a produção de pouco mais de quatro horas de duração, um documentário, trailers de cinema e galeria de fotos. Nos discos 1 e 2: Idiomas Inglês (som: dolby digital 5.1) e português (som: 2.0 sorround), legendas em inglês, português e espanhol. No disco 3: Idioma é inglês Som: 2.0 surround) e legendas em português e espanhol.

Dodeskaden - O Caminho da Vida - 1970 (RARO)

Por sua luz e suas imagens, este, que é o primeiro filme em cores de Kurosawa, foi comparado à pintura de Mondrian e do primeiro Kandinski. Uma comovente crônica sobre o cotidiano de uma favela de Tóquio, com episódios e personagens que se entrelaçam. Entre eles, o menino que mendiga, nos fundos de um restaurante, o alimento para ele e seu pai que juntos visualizam a casa de seus sonhos; a tímida jovem que faz flores artificiais para sustentar o padrasto alcoólatra; o "maquinista" de um imaginário trem, que imita o som (Dodes'ka-den... Dodes'kaden...) das rodas sobre os trilhos. Tudo à margem da metrópole, que mesmo invisível, sufoca essas vidas excluídas.

Um Homem Chamado Cavalo - 1970

Richard Harris estrela esta épica e maravilhosa história, que retrata realisticamente a vida dos índios Sioux americanos no início do século IXX. Quando um senhor inglês é capturado por uma tribo indígena Sioux, e é dado de presente à mãe do chefe (Dame Judith Anderson) para ser seu criado. Gradualmente, ele abraça o modo de vida da tribo e apaixona-se pela irmã do Chefe. Mas antes, ele deverá ser aceito com honra e coragem como um guerreiro da tribo. Então, deverá suportar o 'Voto do Sol' - um ritual selvagem com um sacrifício muito além do que qualquer um possa sonhar no mundo civilizado. Um faroeste ímpar, com uma interpretação irretocável de Harris e um figurino perfeito criado pela melhor equipe de pesquisa de arte de Hollywood.

MINISSÉRIE: LAMPIÃO E MARIA BONITA


MINISSÉRIE: LAMPIÃO E MARIA BONITA - 1982 Lampião e Maria Bonita sequestraram um geólogo inglês e pediram um resgate por sua vida. Enquanto o governo e a Embaixada da Inglaterra estudam o problema, a patrulha do tenente Rufino se aproxima do esconderijo dos cangaceiros. Em meio a muita ação, lutas e traições de parte a parte, anuncia-se a batalha final entre o bando de Lampião e os "macacos" do governo, com ordens de aniquilá-lo. ELENCO: Nelson Xavier, Tânia Alves, Roberto Bonfim, José Dumont, Jofre Soares .. Direção: Paulo Afonso Grisolli

NOVELA: TIETA - COMPACTO

NOVELA: TIETA - COMPACTO ESPECIAL - 1988 Compacto especial em 05 discos com o melhor da novela. Um clássico da teledramaturgia brasileira. Globo - 20h de 14 de agosto de 1989 a 31 de março de 1990 196 capítulos novela de Aguinaldo Silva, Ana Maria Moretzsohn e Ricardo Linhares baseada no romance Tieta do Agreste de Jorge Amado direção de Reynaldo Boury, Ricardo Waddington e Luís Fernando Carvalho direção geral de Paulo Ubiratan SINOPSE A jovem Tieta é escorraçada da cidade pelo pai, o miserável Zé Esteves, irritado com o comportamento liberal da menina e influenciado pelas intrigas da outra filha, a invejosa Perpétua. Rejeitada e humilhada, Tieta vai para São Paulo, fugindo do conservadorismo da população da pequena cidade de Santana do Agreste, no nordeste brasileiro. Vinte e cinco anos depois, Tieta reaparece rica e decidida a se vingar da família. No dia em que chega, encontra o comércio fechado por causa de uma missa que está sendo rezada em sua memória. Ela se aparesenta na igreja e desfaz o mal entendido com muita ironia. Os que a condenaram na juventude passam então a cortejá-la, seja pela sua fortuna, pela exuberância de seus modos, ou pela prodigalidade. A ousada Tieta altera a rotina de Santana do Agreste. Para chocar a família, ela aceita até mesmo o amor de seu sobrinho seminarista Ricardo, filho da rancorosa Perpétua.